EB1 de S. Romão de Arêgos—RESENDE







No dia 21 de Abril, fizemos experiências sobre a electricidade. Nós tínhamos vários materiais: fios de cobre, fios de algodão, lâmpadas e pilhas.
A 1ª experiência foi ver se conseguíamos acender uma lâmpada.
João Paulo – 3º ano


O mais divertido foi ver se os esquemas que tínhamos desenhado estavam certos.

Dário – 3º ano


Eu fiz a experiência com uma lâmpada, dois fios de cobre e uma pilha. Eu experimentei, mas a lâmpada não acendeu, porque não tinha os dois fios ligados à lâmpada. O meu circuito não deixava passar a corrente eléctrica.
O circuito eléctrico é dar a volta, começando na pilha até à lâmpada e da lâmpada até à pilha. Ana Catarina -3ºano


Eu pensei que se ligássemos dois fios de cobre na lâmpada e chegássemos às patilhas da pilha, iria dar luz. Assim foi. Eu fiz a experiência e deu resultado. O esquema do meu colega João também deu luz, porque ele pegou na lâmpada e pôs por cima da pilha. Os outros meus colegas fizeram outros esquemas, só que não deram luz. Fizemos muitas mais experiências mas esta foi aquela que eu gostei mais. Eu gosto de dar a minha opinião e ver se está certa ou errada. Inês - 4º ano


Na segunda experiência, tínhamos de conseguir acender duas ou mais lâmpadas ao mesmo tempo. Tiago - 4º ano


Verificámos que afinal podíamos ligar as lâmpadas de duas maneiras diferentes: ligação em série e ligação em paralelo. Inês – 4º ano


E para a próxima eu e os meus colegas vamos fazer outras experiências.
Dário – 3º ano